FAQ do SIGA

Assuntos Gerais - Acesso - Hardware/Software - Suporte


O que é o SIGA?

Problemas com acesso?
Qual o equipamento necessário para poder usar o SIGA?
Como instalar o SIGA na minha máquina?
Como ter acesso ao SIGA?
Como ter acesso a um determinado módulo/rotina do SIGA?
Como saber minha senha? Não a recebi (ou esqueci).
Como altero minha senha?
Como proteger melhor a senha?
A conexão está muito lenta. Onde está o problema?
Não consigo entrar na página inicial do SIGA
Problemas com acentuação?
Como pedir auxílio?

O que é o SIGA?

SIGA é a sigla para Sistema Integrado de Gestão Acadêmica. Trata-se de um sistema computacional para ser executado em ambiente web, encarregado de criar e gerir sistemas de informação. Tem quatro módulos básicos principais, quais sejam: ensino, administração, recursos humanos e biblioteca. Estes módulos, por sua vez, são compostos por diversas rotinas de cadastro, consulta, relatórios e outros tipos de transação que podem ser acessadas pelos usuários do sistema, de acordo com as permissões específicas de cada tipo de usuário.

Topo

Problemas com acesso?

Se você estiver usando o Internet Explorer. É recomendado instalar o Firefox, pois o SIGA é homologado para funcionar neste.Para baixar clique aqui . Caso queira utilizar o Internet Explorer é nescessário desabilitar os cookies do seu navegador. Para isso vá no menu Ferrementas->Opções de Internet e clique no botão Avançado e marque a opção Ignorar manipulação automática de cookies.

Topo

Qual o equipamento necessário para poder usar o SIGA?

Requisitos de Hardware:

Requisitos de Software:

Topo

Como instalar o SIGA na minha máquina?

O SIGA não é instalado na máquina do usuário, pois se trata de um programa totalmente desenvolvido para uso através da Internet. Para acessar o SIGA, veja questão abaixo.

Topo

Como ter acesso ao SIGA?

Acesse a página http://www.ufvjm.edu.br e clique no link do SIGA. Alternativamente, pode-se usar o endereço direto: https://ecampus.ufvjm.edu.br

Os alunos da UFVJM já são cadastrados, portanto não precisam pedir para se cadastrarem. Com o mesmo usuário e a mesma senha do antigo sistema.

Topo

Como ter acesso a um determinado módulo/rotina do SIGA?

Cada usuário tem acesso aos módulos e rotinas de acordo com seu perfil. Por exemplo: alunos têm direito de entrar no módulo ensino para ver seus históricos. Se você deveria acessar algum módulo/rotina e não está conseguindo, comunique-se com:

Topo

Como saber minha senha? Não a recebi (ou esqueci).

Os alunos da UFVJM já são cadastrados, portanto não precisam pedir para se cadastrarem. Com o mesmo usuário e a mesma senha do antigo sistema. No caso dos calouros o usuário e a senha é o número de matrícula.

Topo

Como altero minha senha?

Através da rotina Alterar Senha que aparece logo ao entrar no SIGA, no menu principal.

Topo

Como proteger melhor a senha?

Além do óbvio (evitar escrever a senha debaixo do teclado, evitar usar senhas fáceis, etc.), o principal problema com as senhas é a memorização das mesmas pelo browser (navegador) usado para acessar a Internet. Quando você se deparar com frases como "Deseja memorizar a senha..." ou algo parecido, tenha cuidado. Se o computador puder ser acessado por outra pessoa (o que é comum no nosso ambiente de trabalho) é melhor NUNCA deixar o browser memorizar o que quer que seja. Se o fizermos no SIGA, por exemplo, basta outra pessoa entrar e o seu acesso já estará disponível sem que essa pessoa precise digitar nada. E o pior: o que ela fizer será registrado como se tivesse sido feito por você.

Topo

A conexão está muito lenta. Onde está o problema?

Existem determinados momentos nos quais o SIGA realmente pode estar lento. Isto ocorre geralmente em períodos de grande número de acessos como, por exemplo, na matrícula dos alunos. Existem, também, determinados horários do dia onde mais pessoas estão conectadas (de 10:00h a 11:00h e de 15:00h a 16:00h), o que pode ocasionar um certo congestionamento.

Outra possibilidade é de sua conexão física estar com problemas (hubs, placas de rede, etc.) o que pode ser verificado com os setores de suporte (veja item como pedir auxílio).

Topo

Não consigo entrar na página inicial do SIGA

Você consegue entrar em outras páginas? Se não consegue, é defeito de sua conexão com a rede. Verifique o cabo de rede, o hub onde ele está conectado. Desligue a máquina, ligue e tente novamente. Se isso não resolver, contacte os setores de suporte (veja item como pedir auxílio).

Se outras páginas entram normalmente, possivelmente o SIGA esteja temporariamente fora do ar. Isto pode ocorrer eventualmente, mas sempre por pouco tempo. Aguarde alguns minutos e tente novamente.

Topo

Problemas com acentuação?

Eventualmente, alguns campos de texto no SIGA podem aparecer com as vogais acentuadas ou cedilhas trocadas por caracteres "estranhos". Isso acontece por vários motivos, sendo o principal a migração de uma fonte de dados (arquivos em formato antigo, planilhas, etc.) para o SIGA. O motivo disso é que os acentos não fazem parte da língua inglesa (a língua original de quase tudo em informática) e, dependendo da fonte de dados, os caracteres acentuados podem ter codificações diversas da usada no SIGA. Geralmente, conseguimos fazer a conversão correta, mas, às vezes, pode escapar um ou outro nome ou endereço e ficar com letras trocadas. A recomendação geral é que se evitem os acentos, já que, via de regra, a falta deles não inviabiliza a leitura do texto, excetuando-se os casos onde eles forem absolutamente necessários (por exemplo, no nome do aluno para aparecer no diploma). Essa questão da acentuação pode, inclusive, comprometer os resultados das pesquisas realizadas no SIGA.

Topo

Como pedir auxílio?

Através do endereço eletrônico siga@ufvjm.edu.br que pode ser utilizado para dúvidas ou reclamações em relação ao uso do SIGA.

Topo

Utilização Geral

Não encontro um setor na lista de setores. Por quê? Como criar um setor novo?

Os setores inativos não aparecem em listas de setores. Algum setor recém-criado também pode não ter sido ainda cadastrado no SIGA.

Topo

Durante um cadastro ocorreu o erro INSERTED VALUE TOO LARGE FOR COLUMN. O que é isso?

Este erro ocorre sempre que o usuário digitou algum(ns) dos campos da tela anterior com um tamanho maior do que o permitido. Por exemplo, em um campo de CEP com 8 dígitos, foi digitado 36000-000 (que contém 9 caracteres já que o traço conta). Infelizmente, em alguns casos, o sistema não consegue identificar em qual campo ocorreu o excesso de caracteres, então o usuário deve voltar à tela anterior e procurar por campos (normalmente de texto, como nomes, endereços, etc.) que podem estar com informações longas demais.

Topo